segunda-feira, 17 de novembro de 2014

"USE AS REDES SOCIAIS PARA DIVULGAR TODA A VERDADE"



     "Já tenho 82 anos. Não sei quantos anos mais ainda vou viver. Talvez mais 10 ou 15. Sinto-me, no entanto, como se tivesse 21 anos e apaixonado pelo Brasil. Digo mais: tenho um sonho. Sem querer imitar nem me comparar a Martin Luther King, meus amigos, confesso que meu sonho é contribuir, ainda que modestamente, para a mobilização de todos os brasileiros patriotas e democratas. Não podemos silenciar diante dos fatos. O Brasil nunca viveu um período tão longo de corrupção, falcatruas e escândalos.
      
      Como mobilizar-nos? Tenho a resposta. O País tem hoje 174 milhões de internautas. Podemos e devemos divulgar tudo que se passa no governo a todos os amigos e participantes das redes sociais -- Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, Flickr e outras. Com uma vantagem sobre os aventureiros que estão no poder: nós não podemos nem precisamos mentir. Basta que mostremos exclusivamente a verdade.
     
     Qual é o quadro dramático da corrupção no governo atual? Muitos petistas dizem que esses escândalos são intrigas do PIG (Partido da Imprensa Golpista, apelido que eles dão à grande mídia). Eles odeiam a liberdade de expressão e, por isso, propõem o "controle social" da mídia, para calar a imprensa, o rádio, a TV, a própria internet. É exatamente isso que eles querem fazer, ao tentar impedir a divulgação de denúncias, até aquelas originadas nos próprios processos policiais e judiciais. Essa é uma das propostas típicas da "democracia bolivariana".
     
       No caso do Petrolão, tudo que sabemos está sendo apurado e revelado pelos inquéritos da Polícia Federal, pelo Ministério Público, pela AGU (Advocacia Geral da União), do TCU (Tribunal de Contas da União). Não são denúncias de nenhum partido da oposição ou de “inimigos” do governo.
      
    Já somos metade da população brasileira. Temos que mostrar à outra metade o que está, realmente, acontecendo. Temos que conquistar a adesão de cada cidadão brasileiro, para que ele seja um guardião do País, sem partidarismo. Não estamos a serviço de um projeto de poder nem a serviço de uma ideologia. Nosso objetivo único é desmascarar as mentiras que circulam nas redes sociais. Temos que dar apoio ao trabalho constitucional dos órgãos de Estado (Ministério Público, TCU, AGU, Polícia Federal e todos os demais órgãos do Poder Judiciário), que não dependem de nenhuma autorização do Poder Executivo (Dilma Rousseff) para investigar, julgar e punir corruptos. Não cabe ao Executivo abafar ou calar nenhum desses órgãos. Não podemos aceitar essa mentira.
     
     Não acreditem, portanto, que tenha sido o próprio governo Dilma ou o ministro Cardozo, da Justiça, que “mandaram a PF investigar” ou que determinaram ao Ministério Público “apurar toda a corrupção na Petrobras e punir os culpados”. Isso é cinismo. Essas entidades têm autonomia para investigar e apurar tudo. Se o governo petista pudesse, abafaria tudo. Porque, no fim seus maiores representantes correm o risco de serem enquadrados ou envolvidos na megacorrupção que assola o País.
      
      Você acha que a cúpula de um governo é sempre inocente? Não, meu amigo, os governantes são sempre corresponsáveis, em maior ou menor grau, pela corrupção praticada pelos ministros e dirigentes de estatais que escolhem ou nomeiem. E é bom lembrar que são esses corruptos que agem em benefício de seus partidos, de seu projeto de poder, que partidarizam a gestão pública e que aparelham o Estado.
      
      Por isso, dona Dilma, não vale dizer: “eu não sabia de nada” ou “fui eu que mandei apurar”. Isso é escapismo, é ridículo, é fazer pouco da inteligência dos cidadãos.
     
     Não podemos ficar parados, meus amigos. Temos que usar intensamente as redes sociais para denunciar tudo que acontece de grave e relevante, para mostrar o que tem sido o maior assalto ao patrimônio público do País. Temos que desmascarar as explicações fantasiosas de que tudo é conspiração ou golpe direitista, dos reacionários e das elites. Esse papo já não ilude ninguém.
     
      A verdade triunfará. Não tenham dúvida. Repito: o Brasil tem hoje 174 milhões de internautas. Isso maior do que toda a audiência da TV, do rádio e de todos os veículos impressos. Você pode falar a todos pelas redes sociais. Insista – com a ética que os petralhas não têm. Não precisamos caluniar ninguém.
     
      Divulguem este pequeno manifesto. Não podemos calar-nos. Lutemos. Venceremos."

                                                                                                                                 Ethevaldo Siqueira
     
     O texto que reproduzi aqui é de Ethevaldo Siqueira,  jornalista e especialista em tecnologia da informação e telecomunicação, no Jornal da CBN. O manifesto encontra-se no perfil oficial do jornalista no facebook. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário